Qual colagénio escolher?

Qual colagénio escolher?

Qual colagénio escolher? Esta é provavelmente uma das perguntas mais comuns que surgem ao decidir comprar suplementos alimentares de colagénio. Existem tantos tipos diferentes de colagénio no mercado que pode ser difícil escolher.

Neste artigo, vamos, portanto, rever alguns fatores-chave a considerar ao escolher o melhor colagénio para as suas necessidades.

O que é o colagénio?

Comecemos pelo básico. O que é o colagénio e por que é que o nosso corpo precisa dele?

O colagénio é um dos principais blocos de construção do nosso corpo. É uma proteína estrutural responsável pela elasticidade, força e flexibilidade da pele, ossos, articulações, músculos, cabelo e unhas.

Embora o nosso corpo o produza naturalmente, a síntese de colagénio diminui com a idade. Após os 25 anos, começamos a perder aproximadamente 1% de colagénio por ano. A síntese de colagénio também pode ser afetada por sobrecarga persistente (atividade física, desportos de alto nível).

As mulheres sofrem uma queda ainda maior no colagénio durante e após a menopausa, devido à redução dos níveis de estrogénio. Isto resulta na formação de rugas, perda de brilho no cabelo e na pele, e unhas frágeis. Por isso, o colagénio tornou-se um dos suplementos alimentares mais populares recentemente.

Tipos de colagénio

O colagénio consiste em mais de 20 tipos diferentes, mas os mais comuns são os tipos I, II e III.

O colagénio tipo I está presente na pele, cabelo, unhas, órgãos, ossos e ligamentos, representando 75-90% do colagénio no nosso corpo. Numerosos estudos dermatológicos mostraram resultados visíveis na pele com o aumento dos níveis de colagénio tipo I no corpo.

O colagénio tipo II está principalmente presente no líquido entre as cartilagens das articulações. O tipo II representa cerca de 10% de todo o colagénio no nosso corpo.

O colagénio tipo III é o segundo colagénio mais comum nos tecidos. Encontra-se principalmente em tecidos com propriedades elásticas, como a pele, os pulmões, as paredes intestinais e as paredes dos vasos sanguíneos, podendo também ser encontrado nos ossos, cartilagem, dentina (a cobertura dos dentes), tendões e outros tecidos conjuntivos.

O que escolher – Colagénio Hidrolisado ou Colagénio Natural?

O colagénio hidrolisado é uma das formas mais comuns de colagénio em suplementos alimentares, sendo processado para consistir em péptidos com um peso molecular de até 10.000 Da.

O termo 'colagénio hidrolisado' significa que o processo de fabrico de suplementos alimentares, como o Collagen Shot 10,000, envolve a hidrólise, onde o colagénio é decomposto em blocos de construção mais pequenos, chamados péptidos.

Por que é necessário este processo? Porque os péptidos podem ser mais facilmente decompostos em seus blocos básicos - os aminoácidos - no trato digestivo, o que facilita a sua absorção.

Em fóruns de colagénio, surgem frequentemente afirmações como 'Tomar suplementos alimentares de colagénio é inútil' ou 'É melhor consumir carne em gelatina ou caldo de osso'.

Infelizmente, não é tão simples. É verdade que alguns alimentos, como pele de peixe e caldo de osso, contêm colagénio natural. No entanto, as quantidades de colagénio natural nos alimentos são mínimas, e a sua absorção também é muito baixa.

Faz sentido suplementar o colagénio com suplementos alimentares, pois a absorção de colagénio hidrolisado na forma de suplemento alimentar é de 90%, enquanto a absorção de colagénio natural dos alimentos é de aproximadamente 27%.

Origem do Colagénio

Colagénio pode ser de origem animal ou vegetal. A maioria dos suplementos de colagénio no mercado é de origem animal. Não existe colagénio 'vegano' porque as proteínas vegetais não contêm sequências que possam estimular a síntese do nosso próprio colagénio.

Para o funcionamento do colagénio hidrolisado, péptidos curtos de prolina, hidroxiprolina e glicina são cruciais. No entanto, como mencionado anteriormente, essas sequências não são encontradas nas proteínas vegetais.

Os aminoácidos das proteínas vegetais podem servir como blocos de construção para as proteínas humanas, incluindo o colagénio. No entanto, não conseguem estimular a síntese do nosso próprio colagénio no corpo. Portanto, o colagénio obtido de pele bovina, pele de porco e escamas de peixe é o mais utilizado.

Estudos mostram que, entre estes, o colagénio marinho ou de peixe é o melhor, pois é provado que é absorvido até 150% mais eficazmente no nosso corpo do que o colagénio bovino e porcino. A razão é que as moléculas são menores e, portanto, entram na corrente sanguínea mais facilmente e rapidamente.

Em geral, moléculas de colagénio hidrolisado com um tamanho que varia de 1000 a 15000 Da podem ser absorvidas pelo corpo, conforme demonstrado por técnicas modernas como eletroforese em gel de poliacrilamida e cromatografia líquida de alta performance.

Ingredientes Adicionados

Quando formulámos o Collagen Shot, o nosso primeiro requisito foi incluir MSM e vitamina C. Porquê? Porque a combinação desses três ingredientes ativos complementa os efeitos de cada ingrediente individual. Também enriquecemos a fórmula com ácido hialurónico, biotina, vitamina B6 e zinco.

A vitamina C desempenha um papel significativo na formação do colagénio, enquanto o MSM é uma fonte de enxofre necessário para a formação de cisteína. A cisteína é um dos aminoácidos mais importantes na formação de queratina, que é a principal proteína estrutural no nosso cabelo e unhas.

A biotina contribui para a manutenção de uma pele e cabelo saudáveis, e o zinco apoia ossos e unhas saudáveis. Esta é a função dos ingredientes ativos adicionados. A combinação de ingredientes ativos melhora eficazmente a ação de cada ingrediente individual.

O Colagénio é Realmente Eficaz?

Para o nosso produto, podemos dizer que sim. Até agora, pudemos justificar a eficácia do nosso colagénio com base no seu feedback, mas agora podemos confirmar que os efeitos do nosso Collagen Shot também estão clinicamente comprovados.

Um instituto independente realizou um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. O estudo envolveu 107 mulheres com idades entre 40 e 65 anos. O objetivo do estudo era avaliar a eficácia do nosso produto em promover a síntese de fibras de colagénio e elastina na camada dérmica da pele.

Após 12 semanas de consumo da fórmula contendo 5.000 mg de péptidos de colagénio, 1.500 mg de MSM e vitamina C, os resultados mostraram:

- Uma melhoria de 20% na densidade dérmica
- Um aumento de 3,6% na espessura dérmica
- Uma melhoria de 32% na hidratação da pele
- Uma melhoria de 12% na textura da pele
- Uma redução de 14% na profundidade das rugas e uma diminuição de 12% no volume das rugas

    Qual Colagénio Escolher - Comparação entre Collagen Shot e Collagen Shot 10,000

    Uma das perguntas mais comuns que recebemos é: Qual colagénio escolher? Collagen Shot ou Collagen Shot 10,000?

    A escolha depende de vários fatores, principalmente da sua idade e dos efeitos desejados.

    Tem unhas quebradiças? Começaram a aparecer linhas finas no seu rosto? O seu cabelo perdeu o brilho?

    Então, o Collagen Shot é a escolha certa para si. Além de colagénio hidrolisado de peixe, contém vitamina C, ácido hialurónico e biotina, que é a vitamina número um para a saúde do nosso cabelo e unhas.

    Procura algo mais potente? Está a lidar com dor nas articulações? Quer fortalecer o seu sistema imunológico?

    Então, o Collagen Shot 10,000 é a melhor escolha para si. Contém 1x mais colagénio do que o Collagen Shot e inclui também vitamina D, que apoia o sistema imunológico.

    Mais registros